O filme Warcraft 2016
"A era das boas adaptações de jogos finalmente chegou", disse o diretor Duncan Jones em todas as entrevistas que antecederam o lançamento de Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos.
Em meio a promessas de trazer uma boa adaptação que vai agradar aos fãs do game e a um público não familiarizado com o universo, Jones assumiu imensa responsabilidade e instilou imensas expectativas no público. E talvez este seja o grande erro de Duncan nesta viagem: vender um filme extremamente ambicioso, mas acaba repetindo os erros das adaptações anteriores; novamente, o script é fatal.
Wacraft começa apresentando o mundo dos orcs e o mal que permeia o planeta, conhecido como Vileza. Depois de muito uso, Vileza tem consequências terríveis para o mundo dos Orcs, forçando-os a buscar um novo lar. Os orcs, em busca de um novo mundo para se estabelecer, encontram o dos humanos, conhecido como Azeroth. Como esta é a única esperança de sobrevivência da raça, seu líder, Gul'Dan (interpretado por Daniel Wu), abre um portal que leva diretamente ao mundo humano. É aqui que começa a trama principal, culminando no encontro dos dois mundos.
Na primeira cena, antes dos créditos de abertura, Duncan Jones mostra o que veio buscar. Com a apresentação do mundo dos Orcs, o diretor consegue aproveitar ao máximo o dinheiro investido pela Universal Pictures e Blizzard no filme, apresentando um mundo vasto e extremamente belo e apresentando também a raça Orc, toda CGI. O pensamento inicial pode ser que nada é real no filme, mas é exatamente o contrário: Jones consegue trazer expressão emocional à raça de criaturas, o que desperta algum afeto. O mais incrível é que Jones consegue manter essa qualidade ao longo do filme. Além de Avatar, é difícil pensar em um filme que atingiu um tamanho gráfico potencial como este.
Outro destaque do filme se deve ao tom escolhido. Ao contrário das “fantasias medievais” que as pessoas estão habituadas a ver, que puxam mais para um lado mais sombrio e um pouco mais sombrio, Warcraft, embora tenha os seus momentos dramáticos, sai totalmente fora da norma, apresentando um filme extremamente dark. divertido e colorido. Jones ambiciona, mais uma vez, ir contra a corrente e buscar um filme visualmente muito diferente. Começando pelos Orcs: muito mais "inocentes" e emocionantes do que em filmes como O Senhor dos Anéis, por exemplo, até os humanos com sua armadura enorme e chamativa, que lembra muito o jogo.
Se Warcraft depende de um filme mais otimista e colorido, seu cenário foge completamente disso, apresentando uma história mal escrita e totalmente confusa. O roteiro escrito por Duncan Jones, Charles Leavitt e Chris Metzen insiste em apresentar vários personagens, sem nunca escolher seu protagonista. Por mais interessante que seja a profusão deles na história, a insistência em nunca escolher um como o "herói da história" torna quase impossível cuidar dos personagens.
Basicamente, o filme começa e termina e você não sabe o nome de ninguém e também percebe que não se importa com os personagens do filme. Dos “protagonistas” humanos mal apresentados e mal contextualizados, aos três principais Orcs, igualmente mal apresentados - com exceção de Durotan - e mal contextualizados, é impossível cuidar de qualquer um deles.
Mesmo em termos de script, o outro problema claro é a falta de explicação. Duncan insiste em fornecer diversos fan services - puramente gratuitos - aos fãs do jogo e tenta criar uma história épica (dividida em três partes, pois Duncan já anunciou que está planejando uma trilogia), esquecendo-se do mais importante: contar um bem e história despretensiosa. Em seu bombardeio e megalomania, Jones tenta criar um imenso universo repleto de possibilidades, mas se esquece de manter a simplicidade e se concentrar no desenvolvimento dos personagens do filme. Além disso, falta contextualização. Isso fica evidente desde o início, quando o filme apresenta o mundo humano sem explicar as relações de cada personagem e o propósito de cada pessoa. Resumindo: para quem não conhece o jogo, o filme pode ser um desastre total.